Weby shortcut
Youtubeplay

Monitoria

Atualizado em 28/06/18 09:34.

Curso de preparação para monitores do Curso de Educação Intercultural

 

PROPOSTA/JUSTIFICATIVA

Propõe-se a realização de um mini-curso, com duração de 03 horas-aula, para qualificação de monitores interculturais para atuarem na Etapa de Estudos na UFG, em julho e agosto de 2018.

Considera-se de suma importância e emergencial a realização de uma discussão planejada, para qualificar os alunos interessados em exercer a função de monitor intercultural, no sentido de orientá-los para lidarem com o multilinguismo.

 

OBJETIVOS

Tendo em vista o perfil esperado do monitor intercultural, esteja ele atuando nos estudos complementares “Português Intercultural” ou nos temas contextuais, o objetivo geral do mini-curso, que ora se propõe realizar, é orientar os monitores para lidar com as questões associadas ao multilinguismo e a interculturalidade, apoiando os alunos indígenas em suas dificuldades com relação à leitura, interpretação e produção de textos escritos, considerando-se a realidade sociolinguística que envolve cada povo indígena representado no NTFSI. 

Como resultados de sua participação efetiva e ativa na Qualificação de Monitores Interculturais, os alunos deverão: 

  • possuir habilidades para lidar com situações multilíngues;
  • de entenderem que a diversidade é a realidade em qualquer lugar e tempo;
  • ser capazes de refletir, ainda que preliminarmente, sobre os diferentes usos do português brasileiro, que esses diferentes usos refletem diferentes maneiras de ver, refletir e representar a realidade, portanto, distintos modos de ensinar e de aprender, são outras maneiras de se construir e de se relacionar com o conhecimento;
  • ser capazes e terem habilidade para mediar os processos de leitura, interpretação e produção de textos escritos, considerando-se a realidade sociolinguística de cada grupo étnico a que pertencem os graduandos do NTFSI.

 

 PÚBLICO ALVO

Poderão participar deste mini-curso de Qualificação de Monitores Interculturais todo e qualquer aluno da Pós-Graduação e da Graduação da UFG, que esteja cursando, e que apresente uma justificativa satisfatória e plausível de seu interesse em ser monitor intercultural.

 

CONSIDERAÇÕES

A atividade de monitoria no curso de Educação Intercultural não é remunerada. Os monitores interculturais receberão um certificado de participação como monitores, com a carga horária trabalhada.

  

As INSCRIÇÕES para o mini-curso deverão ser feitas pelo email do núcleo TakiKahaky (edinterculturalufg@gmail.com) até o dia 03 de julho de 2018.

O mini-curso será realizado na sala 05  do Nucleo Takinahaky no dia 04 de julho das 14 as 17 horas.

 

Os professores responsáveis pelo curso serão:

Prof. Elias Nazareno

Profa. Lorena Dall´Ara Guimarães

Profa. Luciana de Oliveira Dias

Listar Todas Voltar