Weby shortcut
Youtubeplay

Organização Funcional

Atualizado em 13/04/19 08:38.

bonecas karajaORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

Departamento

O Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena é um departamento dentro da Faculdade de Letras e que sedia o Curso de Educação Intercultural. A função de chefe de departamento é acumulada com a função de coordenador geral. O chefe de departamento tem como atribuições as coordenar as atividades administrativas do departamento.

Coordenação Geral

A coordenação do Curso de Educação Intercultural é comum às três habilitações – Ciências da Cultura, Linguagem e Natureza; sendo composta por Coordenador e Vice-Coordenador, escolhidos pelo Colegiado do NTFSI para o mandato de dois anos, e tem como atribuições diversas atividades pedagógicas e operacionais relacionadas ao funcionamento do curso e do NTFSI.

 

Comitês de Orientação

Os Comitês de Orientação (ou Comitês Orientadores) são compostos pelos discentes ativos, egressos do curso e por professores orientadores do NTFSI e membros das comunidades indígenas e, quando for de interesse, membros da comunidade acadêmica. Podem ser organizados por etnias, por proximidade geográfica, cultural e linguística dos povos indígenas, ou ainda por outros critérios definidos pelo Colegiado.

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Educação Intercultural é uma instância com funcionamento característico e regida por normas específicas da universidade. No entanto, além das atribuições que constam na resolução pertinente, cabe ao NDE do curso de Educação Intercultural garantir que as particularidades da educação e da formação de professores indígenas sejam contempladas tanto no âmbito do curso como dentro da universidade.

 

Colegiado

O Colegiado, regido por norma específica, é a instância deliberativa máxima do NTSFI e formado por docentes que tenham atividades predominantemente relacionadas ao Núcleo. Trata de questões pedagógicas e administrativas do curso, bem como de diretrizes para o funcionamento do Núcleo. O colegiado debate e decide sobre demandas apresentadas pela Coordenação do Curso, pelos Comitês Orientadores, pelo NDE, pelo Conselho e pelas Unidades Acadêmicas ou demais instancias organizacionais da Universidade.

 

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é formado pela Coordenação do Curso, docentes do NTFSI, por representantes discentes dos povos indígenas, por representantes das Secretarias de Educação dos Estados da Federação onde residem os acadêmicos do curso, por representantes da FUNAI e por representantes de quaisquer outras instituições parceiras do NTFSI. As reuniões do Conselho Consultivo são realizadas duas vezes ao ano, durante as etapas de estudos presenciais na Universidade.

 

COORDENADORIAS E COMISSÕES ESPECIFICAS

Criadas com a finalidade de atender as demandas específicas do curso de Educação Intercultural.,

Comissão de Avaliação Docente

Coordenadoria de Estagio

Coordenadoria de Pesquisa

Coordenadoria de Extensão

Comissão de Vestibular