PCC

Em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 02/2015, a Prática como Componente Curricular (PCC), diferentemente dos temas contextuais e estudos complementares, compreende a carga horária de 400 horas, que poderão ser utilizadas em promoção de oficinas pedagógicas, produção de material didático, artigos, capítulos de livros, em seminários pedagógicos e culturais, encontros de pesquisadores/as e intercâmbio cultural. Essas atividades estarão vinculadas ao Projeto Extraescolar e Estágio e também como extensões desses. Visam fortalecer a integração da escola com o território no qual está inserida, buscando maior participação das comunidades e de suas lideranças, sábios/sábias, condição necessária para a construção de uma educação voltada para os valores culturais e humanos. Essas ações devem contar também com a participação dos/as egressos/as, maioria docente, os quais poderão fazer parte dos Comitês Orientadores na realização das atividades propostas. Esse movimento epistêmico é um processo que facilita a construção de saberes, numa perspectiva dinâmica de atendimento às realizações indígenas.