Egressos

O NTFSI possui uma política de inclusão de egressos nas atividades regulares do Curso de Educação Intercultural, oferecendo-lhes a participação em seminários, projetos de ensino, pesquisa e extensão, e cursos de especialização. Acredita-se ser importante para sua formação a participação nos contextos de ensino e aprendizagem estabelecidos no núcleo, assim como se sabe ser fundamental sua contribuição para o desenvolvimento das atividades do referido espaço.

Em parceria com o NTFSI, os egressos podem atuar como professores colaboradores nos temas contextuais da matriz básica e específica, os quais são realizados nas etapas de estudos em Goiânia, e como membros efetivos dos comitês de orientação, onde atuam como organizadores e coordenadores das atividades, orientadores de estágio e dos projetos extraescolares. A presença dos egressos é, inclusive, enriquecedora das atividades mencionadas, seja nas etapas em Goiânia como naquelas em Terras Indígenas, colaborando para melhorar a autoestima e confiança dos discentes em formação, assim como fortalecendo a relação entre universidade, escola indígena e comunidade.

Há também por parte do NTFSI uma política editorial voltada para a publicação de textos, ensaios e reflexões de autoria dos intelectuais indígenas formados no curso. Tal política se efetiva na publicação de livros didáticos, paradidáticos, de inovação teórica, de pesquisa acadêmica, assim como na publicação de textos na Revista Articulando e Construindo Saberes.

Muitos estudos e pesquisas realizados pelos egressos das turmas de 2007 a 2012 em seus Projetos Extraescolares e Estágios foram ou estão sendo publicados em forma de livros, capítulos de livros ou artigos, revelando a grande inovação pedagógica e metodológica que esses profissionais construíram e vivenciaram em seu processo de formação. Houve também, e ainda ocorrem, muitas palestras ministradas pelos egressos em outros cursos de graduação e também de pós-graduação da UFG e de outras universidades, e, ainda, em escolas municipais e estaduais. Muitos participam de Comitês Orientadores e ministram aulas, principalmente nas etapas em terras indígenas, em parceria com professores do Curso.

Os egressos podem ainda desenvolver diversas atividades de extensão cultural nas comunidades, especialmente a partir dos Projetos Extraescolares, que contemplam estudos, pesquisas e extensão e envolvem os conhecimentos tradicionais, orientados pelos sábios das comunidades, e visam ao envolvimento dos jovens das comunidades em práticas culturais das tradições indígenas; a participação dos sábios na formação dos professores; a revitalização dos espaços culturais; a revitalização das línguas maternas; e a valorização dos conhecimentos tradicionais.

A seu favor, o profissional egresso possui, além de conhecimentos específicos e interculturais, uma formação de professor pesquisador e articulador social, o que lhe permite atuar no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças e jovens indígenas, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria. Pode trabalhar também em espaços culturais, escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases, níveis e modalidades de processo educativo, ensinando suas línguas maternas e a língua portuguesa.

A atuação dos egressos é relevante igualmente quando se observa a participação em programas de pós-graduação em distintas áreas do conhecimento, como em antropologia, geografia, direitos humanos, linguística e sustentabilidade, a presença cada vez mais marcante nos conselhos regionais de educação, diversos fóruns nacionais e regionais de educação (complementar), assim como a participação em congressos nacionais e internacionais.