Corpo Docente

corpo docente

O quadro de docentes do Curso de Educação Intercultural é composto por professores efetivos, concursados e lotados na Faculdade de Letras, no Instituto de Matemática, na Faculdade de Ciências Sociais, e na Faculdade de História, da UFG. Há professores colaboradores dessas e de outras unidades, como o Instituto de Estudos Socioambientais, o Instituto de Química, e a Faculdade de Educação Física, que atuam em temas contextuais específicos. Alguns participam também dos comitês orientadores. Conta-se também com a colaboração de professores temporários e de outras instituições.

Desse modo, os docentes do curso de Educação Intercultural estão envolvidos com ensino, pesquisa e extensão, em diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFG, além de atividades de assessorias e consultorias em várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras e internacionais. Têm apresentado trabalhos e palestras em eventos e cursos e publicado livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, resumos e trabalhos completos em Anais de eventos nacionais e internacionais, tanto em suas áreas específicas de formação e conhecimento quanto em educação intercultural. Os docentes do curso que igualmente atuam em Cursos de pós-graduação têm orientado diversas monografias, dissertações e teses sobre a temática relacionada e afim à educação escolar indígena.

Os docentes do Curso desenvolvem pesquisas e diversas ações de ensino e extensão nas seguintes áreas, dentre outras: Formação de professores indígenas; Estudos culturais, sociais e ambientais; Orientação para a elaboração de material didático para as escolas indígenas; Documentação, análise e descrição de línguas indígenas; Documentação dos saberes indígenas; Alfabetização; Ensino de línguas indígenas e de língua portuguesa como primeira e segunda línguas; Assessorias às Secretarias Estaduais de Educação, FUNAI e MEC; Organização e realização de seminários para técnicos das SEDUCs; Oferta de aulas em cursos de magistério indígena, formação continuada e ensino médio; Implementação de políticas linguísticas e educacionais com os diversos povos; Assessoria aos indígenas na elaboração de Projetos Político-Pedagógicos para as escolas indígenas; Assessoria a projetos e Revitalização Linguística e Cultural.

Professores do Curso de Educação Intercultural:
Professores Substitutos do Curso de Educação Intercultural:

Professores Associados ao Curso de Educação Intercultural: