Habilitação Cultura
A área de concentração das Ciências da Cultura prioriza o diálogo entre a valorização das culturas indígenas, garantida constitucionalmente, e os projetos de educação escolar que tenham como horizonte a melhoria de vida dos povos indígenas. Prioriza também o diálogo intercultural, portanto inter-epistêmico, entre indígenas e não-indígenas, reconhecendo a escola como lugar de manifestação de conflitos, mas também como espaço privilegiado de produção de saberes para a criação de novas formas de convívio e reflexão no campo da alteridade. Ao optar pela habilitação nas Ciências da Cultura, o/a estudante indígena aprofundará sua formação nas dimensões político-antropológicas, sócio-históricas, geopolíticas, ambientais, dos direitos indígenas e de justiça, economia e sustentabilidades, de forma profundamente vinculada às perspectivas epistemológicas e experiências indígenas.
Matriz Específica das Ciências da Cultura
COMPONENTE |
UN. RESP. |
CH |
CHT |
NÚCLEO |
NATUREZA |
|
Teórico |
Prático |
|||||
TC: Saberes e fazeres sociopolíticos |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Alimentação e Saúde Indígena |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64* |
NE |
OBR |
EC: Conhecimentos matemáticos 3 |
NTFSI e IME |
24 |
24 |
48 |
NC |
OBR |
TC: Cosmologia e Transdisciplinaridade |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Cosmopolíticas e Outras Socialidades |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Dinâmicas e Simbolismos do Corpo |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Direitos Indígenas |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64 |
NE |
OBR |
TC: Esporte e Lazer |
FEFD |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Inglês Intercultural 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Inglês Intercultural 4 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 1 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 2 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 4 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 5 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 6 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Mercadoria e Interculturalidade |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Modalidades e Práticas de Ensino |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64 |
NC |
OBR |
EC: Multimeios 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Musicalidades Decoloniais, Festas e Sustentabilidade |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Oficina Material Didático |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64* |
NC |
OBR |
TC: Pluriepistemologias e Crítica às Dicotomias Ocidentais |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64* |
NE |
OBR |
EC: Português Intercultural 5 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 6 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 7 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 8 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 9 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 10 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Processos de Territorialização e Sustentabilidade |
NTFSI/FL |
40 |
8 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Registro e Documentação dos Saberes |
NTFSI/FL |
40 |
8 |
48 |
NE |
OBR |