Habilitação Natureza
A área de Ciências da Natureza envolve o estudo de percepções culturalmente situadas de cosmos, tempo/espaço, meio ambiente e bem viver e sustentabilidades, bem como do conhecimento científico atual. O objetivo geral é desenvolver estudos que priorizem temas como: 1) a vida e sua origem, os seres vivos atuais, extintos e suas classificações em diferentes culturas; 2) a natureza nos seus aspectos gerais e fenômenos relacionados aos seres vivos; 3) interações entre seres humanos e natureza, e as consequências destas interações; 4) a interação dos componentes físicos, químicos e biológicos com o ambiente; 5) os processos de reprodução da vida em suas dimensões biológicas, físico-químicas, espaciais e cosmológicas; 6) ideias e representações matemáticas desde diferentes perspectivas culturais; 7) a importância do conhecimento matemático nas relações socioeconômicas e monetárias, na gestão de recursos e em diferentes meios de sustentabilidade das comunidades indígenas em situações de interação intercultural. Ao optar pela habilitação nas Ciências da Natureza, o estudante indígena aprofundará sua formação nas dimensões científicas, teóricas e práticas, da relação entre o universo, seus elementos constituintes e as forças que interagem para sua existência, incluindo a espécie humana e suas relações com o ambiente.
Matriz Específica das Ciências da Natureza
COMPONENTE |
UN. RESP. |
CH |
CHT |
NÚCLEO |
NATUREZA |
|
Teórico |
Prático |
|||||
TC: Conservação da Natureza |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Diversidade da Vida |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Esporte e Lazer |
FEFD |
12 |
20 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Impactos Ambientais e Gestão Territorial |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
EC: Inglês Intercultural 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Inglês Intercultural 4 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Instrumentação para o Ensino de Ciências |
IQ |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 1 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 2 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 4 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 5 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 6 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Conhecimentos matemáticos 3 |
NTFSI e IME |
24 |
24 |
48 |
NC |
OBR |
TC: Modalidades e Práticas de Ensino |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64 |
NC |
OBR |
EC: Multimeios 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Musicalidades Decoloniais |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Oficina Material Didático |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64* |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 5 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 6 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 7 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 8 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 9 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 10 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Quantificações e relações socioeconômicas |
IME |
56 |
8 |
64* |
NE |
OBR |
TC: Saberes e fazeres matemáticos |
IME |
56 |
8 |
64* |
NE |
OBR |
TC: Saberes matemáticos interculturais |
IME |
56 |
8 |
64* |
NE |
OBR |
TC: Sistema de orientações e medidas |
IME |
40 |
8 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Estudos contemporâneos em Etnociências |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Transformações Químicas e Saberes Locais |
IQ |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |