Laboratório Estudos Interculturais da Linguagem
Coordenação:
Prof. Dr. André Marques do Nascimento
andremarques@ufg.br
laeil.ntfsi@ufg.br
Local:
Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior de Professores e Professoras
Indígenas
Licenciatura em Educação Intercultural
https://intercultural.letras.ufg.br
Perfil Instagram https://www.instagram.com/laeil_ufg/
O Laboratório de Estudos Interculturais da Linguagem - LAEIL surge a partir das experiências didático-pedagógicas e epistemológicas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás que, desde seu início, tem problematizado, ampliado e inovado compreensões sobre linguagens e suas práticas, a partir do diálogo interepistêmico com intelectuais e docentes indígenas de diferentes povos e regiões do Brasil.
Tem como principal intuito congregar e compartilhar essas experiências, e com elas aprender, por meio também do estudo aprofundado e atualizado de concepções, ideologias, políticas, pedagogias e práticas linguísticas que emergem em contextos sociolinguisticamente complexos, pensadas, por sua vez, em configurações geopolíticas e geoculturais mais amplas, como o colonialismo e a globalização, e seus efeitos contemporâneos; e a partir de enquadres teórico-analíticos relacionados, como a colonialidade e a decolonialidade. E, mais importante, visa ao desenvolvimento de práxis pedagógicas fundadas nessas
concepções. As experiências desenvolvidas no que chamamos no curso de Português Intercultural se tornaram, ao longo de mais de uma década e meia, um valioso campo de aprendizado mútuo, de inovação e de reflexão sobre a educação linguística intercultural. A interculturalidade, como concepção, atitude e práxis, torna-se um importante referencial para a problematização de situações de contato, conflito e diálogo constituídas e perpassadas pela linguagem.
O LAEIL tem, assim, como principal objetivo contribuir com a ampliação e a descentralização de enquadres teóricos, metodológicos, analíticos e didático-
pedagógicos dos estudos da linguagem a partir do diálogo interepistêmico crítico com outras formas de pensar sobre linguagem e comunicação, especialmente a partir de posicionamentos geo- e corpo-políticos historicamente invisibilizados e subalternizados pela colonialidade do poder. Assim, parte do pressuposto da
potencialidade epistemológica plena destas formas de conhecimento outras que materializam a resistência, a insurgência e o desprendimento epistêmico.
O LAEIL está situado nas dependências do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior de Professores e Professoras Indígenas, Campus II da Universidade
Federal de Goiás, e vincula-se, com especial ênfase, às atividades desenvolvidas no/a partir do curso de Licenciatura em Educação Intercultural e do Programa
de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFG. Neste sentido, serve a diferentes fins, como reuniões de grupo de estudo; orientação de pesquisas no
âmbito de graduação e pós-graduação; reunião de comitê orientador do curso de Licenciatura em Educação Intercultural; cursos e oficinas de pequena audiência; além de um espaço disponível para estudos de estudantes indígenas do curso de Licenciatura em Educação Intercultural e de outros cursos de graduação e pós- graduação da universidade. No momento, o Laboratório conta com estrutura básica para estudos (mesas, cadeiras, armários, quadro branco, TV e notebook) o que se espera implementar de forma mais adequada em curto prazo. Da mesma forma, conta com um pequeno acervo impresso e digital de obras relacionadas aos estudos interculturais e decoloniais da linguagem, com especial ênfase em trabalhos de autoria indígena. Espera-se que este acervo seja ampliado a médio prazo, devidamente catalogado e que esteja disponível para consulta pelas pessoas que integram o Laboratório e também para o público externo interessado. A médio e longo prazos, projeta-se a partir do Laboratório a organização de eventos internos e externos, bem como uma política de publicação de estudos e pesquisas que sejam gerados em seu âmbito. O LAEIL conta com um perfil no Instagram @laeil_ufg, onde divulga
experiências e reflexões pedagógicas e epistêmicas no campo da educação linguística intercultural, desenvolvidas em parceria com docentes indígenas no
curso de Licenciatura em Educação Intercultural.
O LAEIL coorganizou, até o momento, dois importantes eventos: I Seminário Descolonizando Metodologias: Éticas e práticas de pesquisador@s
indígenas, em 6 e 7 de dezembro de 2021, evento realizado pela parceria entre o Ceai – Coletivo de estudos e ações indígenas da UEPG, o Celsin – Centro de
Estudos de Línguas e Saberes Indígenas e o Laeil – Laboratório de Estudos Interculturais da Linguagem, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior
Indígena da UFG. O Seminário reuniu pesquisadorxs indígenas para compartilharem suas reflexões sobre pesquisa, com o intuito de ampliar
compreensões desde práticas culturalmente situadas, especialmente nas situações em que as pesquisas são desenvolvidas nas comunidades indígenas.
Além de importantes reflexões sobre o acesso e a permanência em programas de pós-graduação, as experiências desenvolvidas por pesquisadorxs indígenas
propõem protocolos éticos e condutas metodológicas mais sensíveis às organizações sociais indígenas e apresentam alternativas para a urgente revisão
de paradigmas que historicamente perpetuam a violenta relação entre universidade e povos indígenas.
III Narrativas Interculturais, decoloniais e antirracistas em educação, em parceria com o Grupo de Pesquisas Educação, Saberes e Decolonialidades, da
Universidade de Brasília, e outras instituições nacionais e internacionais, entre 5 e 7 de dezembro de 2022.