Habilitação Linguagem
A área das Ciências da Linguagem concentra-se numa proposta pedagógica de apoio aos programas de valorização linguístico-cultural dos povos indígenas. Tem por objetivo geral favorecer o desenvolvimento de estudos que fundamentem: 1) o desenvolvimento de bases epistemológicas e pedagógicas para a educação linguística, dependendo da situação sociolinguística de cada comunidade; 2) a valorização de práticas orais indígenas para o fortalecimento das culturas orais e das ciências; 3) o entendimento da relação entre línguas e culturas na constituição identitária, problematizando os efeitos perversos de essencializações culturais na contemporaneidade; 4) a reflexão sobre os impactos da escrita nas comunidades indígenas, bem como a promoção de práticas de letramento que considerem suas funções sociais, em diferentes situações sociolinguísticas; e 5) o incentivo às ações que visem à atualização de práticas comunicativas indígenas geradas nas interações interculturais. Ao optar pela habilitação nas Ciências da Linguagem, o/a estudante indígena aprofundará sua formação nas dimensões teóricas e pedagógicas da educação linguística, da documentação e descrição linguísticas, bem como das políticas e do planejamento linguísticos.
Matriz Específica das Ciências da Linguagem
COMPONENTE |
UN. RESP. |
CH |
CHT |
NÚCLEO |
NATUREZA |
|
Teórico |
Prático |
|||||
TC: Epistemologias interculturais |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Esporte e Lazer |
FEFD |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Grafismos e outras linguagens |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
EC: Inglês Intercultural 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Inglês Intercultural 4 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Léxico: significado e relações sociais |
NTFSI/FL |
32 |
32 |
64 |
NE |
OBR |
TC: Linguagem escrita e suas funções sociais |
NTFSI/FL |
32 |
32 |
64 |
NE |
OBR |
TC: Linguagem oral e suas funções sociais |
NTFSI/FL |
32 |
32 |
64 |
NE |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 1 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 2 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 4 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 5 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Línguas Indígenas 6 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Línguas indígenas como 1ª e 2ª línguas |
NTFSI/FL |
32 |
32 |
64 |
NE |
OBR |
EC: Conhecimentos matemáticos 3 |
NTFSI e IME |
24 |
24 |
48 |
NC |
OBR |
TC: Modalidades e Práticas de Ensino |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64 |
NC |
OBR |
EC: Multimeios 3 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Musicalidades Decoloniais |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Oficina Material Didático |
NTFSI/FL |
56 |
8 |
64* |
NC |
OBR |
TC: Políticas linguísticas e Direitos linguísticos |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Português como 1ª e 2ª línguas |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
EC: Português Intercultural 5 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 6 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 7 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 8 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 9 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
EC: Português Intercultural 10 |
NTFSI/FL |
16 |
16 |
32 |
NC |
OBR |
TC: Processos de alfabetização |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |
TC: Contatos e fronteiras sociolinguísticas |
NTFSI/FL |
24 |
24 |
48 |
NE |
OBR |