Coordenação e Procedimentos

A Coordenação de Pesquisa da licenciatura em Educação Intercultural é responsável pelo recebimento e tramitação de propostas de pesquisa de docentes do NTFSI, docentes colaboradores/as do curso (internos e externos), alunos/as de graduação e pós-graduação e demais pesquisadores/as interessados/as em desenvolver projetos que envolvam temas em conformidade com os princípios pedagógicos do curso. Além das atribuições definidas pela resolução UFG-CEPEC1467/2017, a Coordenação também pode prestar orientações gerais a pesquisadores/as interessados/as nos princípios pedagógicos do curso, de maneira a auxiliar na formulação de propostas de pesquisa que estejam dentro de contextos ligados aos saberes indígenas e atendam aos princípios de interculturalidade e transdisciplinaridade.

A Coordenação de Pesquisa está responsável pela assistência as ações de pesquisa sendo o espaço de integração entre os grupos de pesquisa, os laboratórios e os grupos de estudo existentes no Núcleo Takinahaky.

 

Coordenadores de Pesquisa (2020-2022)

Prof. Dr. Arthur Angelo Bispo de Oliveira (email: arthurbispo@ufg.br)

Profa. Dra. Liliam Abram dos Santos

 

Procedimentos e Formulários

Tramitação da avaliação de projetos no NTFSI

A coordenadoria de pesquisa do Nucleo Takinahak está associada à coordenadoria de pesquisa da Faculdade de Letras e desta maneira segue os tramites de submissão de projetos estabelecidas por essa coordenadoria. No entanto, ela possui algumas especificidades e que seguem abaixo:

 

Projetos que envolvam pesquisa com seres humanos, com a temática indígenas dentro e fora dos territórios:

  1. Submissão do projeto aos órgãos indigenistas competentes, no caso de pesquisas que envolvam pesquisa com indígenas dentro de seus territórios.
  2. Submissão do projeto ao Comitê de Ética;
  3. De posse das licenças dos órgãos competentes, submetê-lo, juntamente com o formulário de encaminhamento do projeto (disponível em: https://intercultural.letras.ufg.br/p/24612-coordenacao-e-procedimentos) e a cópia do projeto (em pdf) a Coordenadoria de Pesquisa do Nucleo Takinahaky (email: arthurbispo@ufg.br). Colocar no título do email ENCAMINHAMENTO PROJETO DE PESQUISA.
  4. A Coordenadoria de Pesquisa do NTFSI irá nomear um parecerista para avaliação do projeto. O parecer e o projeto serão encaminhados para a Coordenação do Núcleo Takinahaky que levará para apreciação e aprovação do Colegiado.
  5. O parecer e a aprovação do projeto em colegiado serão encaminhados para a Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade de Letras, que após aprovação do parecer encaminhará para aprovação no Conselho Diretor.

 

Projetos que envolvam pesquisas com seres humanos, sem a temática indígena:

  1. Submissão do projeto ao Comitê de Ética, no caso de pesquisas que envolvam seres humanos.
  2. De posse do parecer de aprovação no Comitê de Ética, submetê-lo, juntamente com o formulário de encaminhamento do projeto (disponível em: https://intercultural.letras.ufg.br/p/24612-coordenacao-e-procedimentos) e cópia do projeto (em pdf) a Coordenadoria de Pesquisa do Núcleo Takinahaky (email: arthurbispo@ufg.br). Colocar no título do email ENCAMINHAMENTO PROJETO DE PESQUISA.
  3. A Coordenadoria de Pesquisa do NTFSI irá nomear um parecerista para avaliação do projeto. O parecer e o projeto serão encaminhados para a Coordenação do Núcleo Takinahaky que levará para apreciação e aprovação do Colegiado.
  4. O parecer e a aprovação do projeto em colegiado serão encaminhados para a Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade de Letras, que após aprovação do parecer encaminhará para aprovação no Conselho Diretor.

 

Projetos que envolvam o uso de animais:

  1. Submissão do projeto aos órgãos ambientais competentes, no caso de pesquisas que envolvam animais. d
  2. De posse das licenças dos órgãos ambientais, submetê-lo, juntamente com o formulário de encaminhamento do projeto (disponível em: https://intercultural.letras.ufg.br/p/24612-coordenacao-e-procedimentos) e a cópia do projeto (em pdf) a Coordenadoria de Pesquisa do Nucleo Takinahaky (email: arthurbispo@ufg.br). Colocar no título do email ENCAMINHAMENTO PROJETO DE PESQUISA.
  3. A Coordenadoria de Pesquisa do NTFSI irá nomear um parecerista para avaliação do projeto. O parecer e o projeto serão encaminhados para a Coordenação do Núcleo Takinahaky que levará para apreciação e aprovação do Colegiado.
  4. O parecer e a aprovação do projeto em colegiado serão encaminhados para a Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade de Letras, que após aprovação do parecer encaminhará para aprovação no Conselho Diretor.
  5. Submissão do projeto ao Comitê de Ética em Uso de Animais, no caso de pesquisas que envolvam animais.
  6. Informe e envio do parecer do Comitê de Ética em Uso de Animais para a Coordenadoria de Pesquisa do NTFSI.

*As coordenadorias de pesquisa não são autorizadores e tramitar os projetos por essas coordenadorias não substitui ou isenta a submissão dos projetos a TODOS os órgãos competentes e licenciadores. A submissão dos projetos a essas instancias é de responsabilidade dos coordenadores dos projetos.

 

COMISSÃO DE ÉTICA NA PESQUISA

https://cep.prpi.ufg.br/p/9944-apresentacao

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS

https://ceua.prpi.ufg.br/p/3313-comissao-de-etica-no-uso-de-animais

 Informações de submissão ao SISBIO

https://www.icmbio.gov.br/sisbio/images/stories/instrucoes_normativas/Sisbio_manual_4_edicao.pdf

Ingresso em terra indígena - FUNAI

(texto extraído de: http://www.funai.gov.br/index.php/servicos/ingresso-em-terra-indigena em 24 de abril de 2020)

Relação de documentos mínimos para solicitar Autorização de Ingresso em Terra Indígena, para fins de realização de atividades de uso e exploração de imagens, sons, sons de voz, grafismos, criações e obras indígenas, tendo como base a Port. nº177/PRES/2006:

 

  • Carta de solicitação de autorização de ingresso em Terra Indígena endereçada à Presidência da Funai e assinada pelo solicitante, pessoa física, ou pelo responsável legal da empresa, pessoa jurídica, com a especificação da Terra Indígena e da Aldeia, do povo indígena, período de ingresso, endereço para correspondência, telefone, correio-eletrônico (e-mail) e dos membros da equipe a ingressar, se houver.
  • Cópia dos documentos pessoais de identificação (RG e CPF) do representante legal, se pessoa física, e cópia do CNPJ, se pessoa jurídica.
  • Cópia de documento comprobatório de representação legal, no caso de pessoa jurídica.
  • Cópia de Registro emitido pela ANCINE, conforme IN 79/2008/ANCINE, de filmagem, gravação, captação de imagens, com ou sem som, destinadas à produção parcial ou integral de obra audiovisual estrangeira, no território nacional, sob a responsabilidade de empresa produtora brasileira, solicitante do ingresso de que trata esse processo.
  • Plano de trabalho com descrição detalhada das atividades a serem desenvolvidas, com a especificação da Terra Indígena e da Aldeia, do povo indígena e das datas de início e fim das atividades.
  • Minuta ou contrato de cessão de direitos ou de autorização parcial de uso de imagens, sons, grafismos e outras obras e criações indígenas, firmado em língua portuguesa ou indígena, entre os indígenas titulares do direito e os interessados, exceto quando se tratar de atividade jornalística e prestação de serviços de informação públicos.
  • No caso de autorização de atividade jornalística e prestação de serviços de informação públicos, com anuência do povo indígena, termo de compromisso firmado entre a Fundação Nacional do Índio - FUNAI e a instituição pública ou empresa jornalística.
  • Cópia dos documentos pessoais de identificação (RG e CPF) do(s) ingressante(s) e, em se tratando de membro de equipe estrangeiro, cópia do passaporte com identificação e vistos de entrada no país.
  • Atestado médico de cada ingressante de que não possui moléstia infectocontagiosa.
  • Cópia da carteira de vacina dos ingressantes com anotação de vacina contra febre amarela válida.

 

Documentos e informações complementares, tais como pareceres de órgãos reguladores de pesquisa científica e de realização audiovisual, poderão ser solicitados a qualquer tempo por esta Fundação

Em caso de dúvidas o interessado poderá entrar em contato com a Funai, por meio do e-mail aaep@funai.gov.br ou pelos telefones: Telefones: +55 (61) 3247-6022/6023/6024/6029/6043/6050.

 

 

 

 

Related Files Size Archive Fingerprint
Modelo de parecer 110 Kb 92c5d57e8b9f5881031dce10a0afb168
Modelo de Formulário de encaminhamento de projeto 110 Kb 83fe5169cd1924dcfa4cd2c916515b4a